quinta-feira, 18 de novembro de 2010

MATERIAL:1. Garrafa de plástico com tampa de rosca ;
2. Funil; 3. Um pouco de água quente (peça para um adulto ajudar) 4. Recipiente com água fria.

COMO FAZER:1. Peça para um adulto colocar um pouco de água quente dentro da garrafa. 2.tampe a garrafa e coloque-a dentro do recipiente com água fria

O QUE ACONTECE: A garrafa encolhe.

POR QUE ACONTECE? Quando a gente coloca água quente dentro da garrafa, acaba esquentando também o ar que está dentro dela. O ar aquecido contido na garrafa aumenta sua pressão e parte dele escapa e, quando fechamos, o ar que saiu não tem como voltar. O ar que ficou dentro da garrafa ao esfriar exerce menor pressão. Enquanto isso, as paredes de fora da garrafa são empurradas para dentro pela pressão atmosférica.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010


MATERIAL
1. Carretel

2. Quatro alfinetes
3. Canudinho
4. Massa de modelar
5. Uma bolinha de isopor


COMO FAZER
1. Passe o canudo pelo buraco do meio do carretel e coloque a massa de modelar em volta, para que fique preso.
2. Faça quatro bolinhas de massa do outro lado e espete um alfinete em cada pedaço.
3. Coloque a bolinha de isopor equilibrada entre os alfinetes.
4. Assopre.

O QUE ACONTECE
A bolinha flutua.

POR QUE ACONTECE?
Porque quando sopramos no canudo, o ar vai para baixo da bolinha, empurrando-a. Esse ar desvia e se move rapidamente ao redor da bolinha, diminuindo a pressão da região lateral. Caso a bolinha se movimente para o lado tentando escapar desse jato de ar, a pressão atmosférica por ser maior, empurra a bolinha de volta.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O AQUECIMENTO GLOBAL ACONTECE POR CAUSA DA DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÓNIO.A CAMADA DE OZÓNIO É DESTRUÍDA PELOS CFCs ,ELES PROVOCAM O BURACO,E NESSE BURACO DESTRÓI GELEIRAS E TALVEZ POSSA DESTRUIR O MUNDO

quinta-feira, 14 de outubro de 2010


Camada de Ozônio

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

Diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

TURISMO

Botuverá situa-se numa região rica em ouro, pedras preciosas e minérios, mas é mais conhecida por turistas e espeleólogos pela Caverna de Ourinho – que, segundo os pesquisadores, tem entre 300.000.000 e 600.000.000 de anos de idade. Situada a 15km do centro da cidade, no distrito de Ourinho, a caverna é considerada uma das maiores do País e é a principal atração turística da região, sendo um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina. Suas galerias, que medem em torno de 580m de extensão e têm entre 20m e 50m de altura, são formadas por estalactites e estalagmites que compõem curiosas esculturas: colunas, paredões rendados, flores de pedra...

Natureza - A cidade não atrai turistas apenas por causa da caverna. Localizada numa região de grande beleza natural, Botuverá recebe milhares de turistas no verão, atraídos pelas belíssimas Cascatas Venzon, de águas frias e cristalinas. Outro destaque é a Reserva Biológica Estadual de Canela Preta, que abriga, em seus 1.884ha, animais como o tucano-do-bico-vermelho, veados e araponguinhas, entre outros.

Cultura e Eventos - Colonizada por italianos, a cidade preserva suas tradições na Festa Tradicional Italiana, que conta com a participação de diversos grupos folclóricos e de canto e é regada a muito vinho caseiro, além da culinária típica.

Infra-estrutura turística - A cidade tem razoável estrutura turística, bom atendimento e serviços. As visitas à caverna são acompanhadas por guias autorizados.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A água e o corpo humano

Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem ela, acreditam os cientistas, não existiria vida. A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. Uma pessoa de 65 kg, por exemplo, tem 45 kg de água em seu corpo. Daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas. Mesmo a regulagem da temperatura do corpo depende da água - é pelo suor que "expulsamos" parte do calor interno.

Dia Mundial da Água

A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 2rço. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

LIXO



Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo -- industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc. -- gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.

A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens geram uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais. Todos esses materiais recebem a denominação de lixo, e sua eliminação e possível reaproveitamento são um desafio ainda a ser vencido pelas sociedades modernas.

De acordo com sua origem, há quatro tipos de lixo: residencial, comercial, público e de fontes especiais. Entre os últimos se incluem, por exemplo, o lixo industrial, o hospitalar e o radioativo, que exigem cuidados especiais em seu acondicionamento, manipulação e disposição final. Juntos, os tipos doméstico e comercial constituem o chamado lixo domiciliar que, com o lixo público -- resíduos da limpeza de ruas e praças, entulho de obras etc. -- representam a maior parte dos resíduos sólidos produzidos nas cidades.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Na verdade,o palmito é um luxo que o homem moderno insiste em explorar predatoriamente;sua comercialização indiscriminada é uma extravagância de consumo irresponsável e tão questionável quanto são os casacos de pele,a gordura da baleia e os enfeites de marfim.

puma o nosso amigo


Mata Atlantica

A Mata Atlantica não pode mais ser considerada simplesmente como bem de consumo ou como fonte geradora de riqueza.Há apenas 500 anos este ecossistema abrangia uma grandiosa área,entretanto as insensatas ações humanas reduziram-no a menos de 7 por cento de sua extensão original.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Algodão

As primeiras referencias históricas do algodão vem de muitos séculos antes de Cristo.Em escavações arqueologicas nas ruínas de Mohenjo-daro,noPaquistão,onde se encontrou vestígios de tela e cordão de algodão com mais de 5.000 anos


As orquideas

A maioria dos catasetum são plantas de regiões quentes,e maioria das espécies não toleram a exposição por muito tempo a baixa temperatura ou seja,inferior a 4 celsius e neste caso as plantas deverão ser abrigadas em lugares aquecidos

O sapo

No Brasil o habitat de grande diversidade destas espécies é a floresta Amazônica,alias grande parte da vida animal que lá se concentra são anfíbios como o sapo,além de muitas outras espécie de aves como a linda arara,répteis como o enorme e temido crocodilo,mamíferos como o tamanduá,etc.Existem muitas espécies diferentes de sapo,pesquisas revelam aproximadamente cerca de 4000 exemplares nas mais diversas partes do mundo.

Arara Canindé



Essa espécie é classificada como cite2.Não se encontra eminente.Mas como a maioria dos animais brasileiros,essa espécie apresenta problemas localmente,ou seja,é abundante em alguns locais e em outros não é muito frequente,pois a destruição do ambiente nesses locais afastou as araras.É muito encontrado em cativeiro.Espécie estudada pelo projeto Arara Azul



O Puma é um dos felinos mais incriveis que existe.Hábita áreas de baixa densidade demográfica,ao que parece não gosta de viver ao redor de estranhos já que é um felino muito solitário.É o segundo felino mais pesado que existe,depois do jaguar,podendo chegar a pesar 80k (fêmea adulta).

As Embaubas


A embauba é também chamada de árvore da preguiça, pois seus frutos são alimento preferido dos animais. As embaubas, são árvores leves, pouco exigentes e muito comuns em áreas desmatadas em recuperação.