Camada de Ozônio
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
TURISMO
Botuverá situa-se numa região rica em ouro, pedras preciosas e minérios, mas é mais conhecida por turistas e espeleólogos pela Caverna de Ourinho – que, segundo os pesquisadores, tem entre 300.000.000 e 600.000.000 de anos de idade. Situada a 15km do centro da cidade, no distrito de Ourinho, a caverna é considerada uma das maiores do País e é a principal atração turística da região, sendo um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina. Suas galerias, que medem em torno de 580m de extensão e têm entre 20m e 50m de altura, são formadas por estalactites e estalagmites que compõem curiosas esculturas: colunas, paredões rendados, flores de pedra...
Natureza - A cidade não atrai turistas apenas por causa da caverna. Localizada numa região de grande beleza natural, Botuverá recebe milhares de turistas no verão, atraídos pelas belíssimas Cascatas Venzon, de águas frias e cristalinas. Outro destaque é a Reserva Biológica Estadual de Canela Preta, que abriga, em seus 1.884ha, animais como o tucano-do-bico-vermelho, veados e araponguinhas, entre outros.
Cultura e Eventos - Colonizada por italianos, a cidade preserva suas tradições na Festa Tradicional Italiana, que conta com a participação de diversos grupos folclóricos e de canto e é regada a muito vinho caseiro, além da culinária típica.
Infra-estrutura turística - A cidade tem razoável estrutura turística, bom atendimento e serviços. As visitas à caverna são acompanhadas por guias autorizados.